sexta-feira, 20 de julho de 2007

Abraços grátis

Se tem uma "tribo" da qual eu tenho muita simpatia esta é a dos otakus.
Não sabe o que é otaku? Na boa,a esta altura do campeonato,com a popularização dos mangás e animes no país,tu não saber o que significa este termo é sacanagem.Desta vez não vou dar "Explicações inúteis" aqui,vai no deus Google que ele te ajuda na pesquisa.

Mas porque tamanha afinidade com esse grupo? Primeiro,porque otakus adoram abraçar.Na cultura deles o abraço é muito popular,em eventos de mangá e anime pode-se ver muita gente segurando plaquinhas com os dizeres "Abraços grátis",ou "Me dá um abraço". É simples assim,você lê a mensagem,dá um abraço na pessoa e pronto.Sua saúde melhora(abraçar faz bem ao corpo,assunto para um próximo texto),você fica mais feliz,pode fazer um novo amigo,ou se sair bem,abraçando uma bela tchuca.Até o ser aqui,que foi a um evento ontem,a fim de fotografar,acabou se entregando a uma das brincadeiras mais bacanas do mundo dos otakus.Também,após ver uma tchuquinha firmeza,ao lado de uma escada rolante,com a seguinte frase em sua plaquinha "Se não abraça não passa",não tinha como não abraçá-la.

Segundo,porque otakus curtem animes e mangás (ohhhh,é,é mesmo?).Terceiro,Rubens Barrichelo.Quarto,cozinha,banheiro...(Porra! Que merda é essa?!?)...

Cara,por que tô falando isso? Ah,é que ontem fui no AnimeFriends,o maior evento de mangás e animes do Brasil (inteiro!).

Pela primeira vez não fui com meus amigos de Saint Isiboul City (Santa Isabel para os íntimos [cidade onde moro,pra quem não sabe]),fui apenas com um amigo,Mike,que estuda fotografia comigo.Foi uma experiência bacana isso,porque pela primeira vez fiquei perambulando sozinho pelo evento.Só me encontrava com o Mike algumas vezes,pois cada um decidiu fotografar coisas diferentes.Mas isso não cabe aqui,o tópico é sobre o AnimeFriends.

É interessante ver o tratamento que dispensam a você quando se anda com uma câmera fotográfica profissa pendurada no pescoço.Todos foram tão gentis comigo (alguns achavam que eu era da imprensa),deixavam ser fotografados,davam-me acesso a algumas áreas bacanas do evento (como o mini estúdio de dublagem),conversavam.Quando indagado se era de algum veículo de comunicação logo respondia que eu era apenas um estudante de fotografia.Mas mesmo assim continuavam a ser simpáticos,me desejavam boa sorte nos estudos,comentavam seu interesse por fotografia,etecétera e talz...Só um cosplayer (pessoa que se veste como um personagem,pra quem não sabe),filho da puta,foi mal educado comigo.Todo empolgado,me perguntou de qual revista eu era.Quando eu disse que não era de revista alguma ele virou a cara.E o pior,o cosplay (a fantasia) era de uma personagem que eu adoro.Super Mario,vai tomá no cú!É como eu sempre digo,a fotografia é só um pretexto pra eu me aproximar das pessoas.Quando ando com minha querida Canon (raro momento em que dedico especial tratamento a um objeto,que coisa),além de registrar o que vejo,gosto de conversar com o que fotografo (no caso do retratado falar,é claro[olá,dona pedra]).Curto ouvir quem eu fotografo,e depois contar a história por trás da foto.(E o texto rumou pra outros rumos...)

Ah,cara,o que eu tava falando mesmo? AnimeFriends,né?Então,tinha tanta coisa lá (escrevendo como se fala): Cosplays,exibição de animes,mangáteca (minha área preferida,onde tu podia pegar mangás à vontade,sentar-se em confortávis pufs e desfrutar de uma agrádavel leitura de trás pra frente),exposições de ilustrações,garage-kits,armas medievais,área de jogos,com vídeo-gueimes pra tudo que é lado,karaokê (onde entoavam temas de animes),palco,tendo apresentações de bandas toda hora,mini estúdio de dublagem (onde se podia dublar uma ceninha de anime),mini estúdio fotográfico improvisado (onde os cosplayers podiam ser fotografados por fotógrafos profissas),mini isso,mini aquilo,mini tudo.Até banheiro tinha lá.

Mano,já falei demais.E nem escrevi nada sobre as famosas plaquinhas.Tá,rapidão,só pra não enrolar mais você,caro amigo leitor.As plaquinhas são manifestações do público otaku,em eventos de anime.Eles escrevem algo (na praca,né,mano) e saem mostrando pra todo mundo o que querem dizer. Tem cada frase,uma melhor que a outra.Lembro de algumas: "Se Jesus salva,pra que memory card?","Naruto é uma bosta,leia Turma da Mônica","Abraços grátis","Trabalho por comida","Me dê carinho".Bacana são as votações.Na plaquinha fazem enquetes,que são respondidas por quem passa e lê.Aí vão marcando os resultados na hora. Só ontem decidi entre Mario e Sonic,cabelos castanhos,loiros,pretos ou ruivos,Harry Potter e Senhor dos Anéis e mais um monte.Cansativo,mas vale a pena.Só sentando um pouco pra recuperar as energias,após tanto abraço e andação (o ato de andar).

4 comentários:

Anônimo disse...

Parece até que a gente foi em enventos diferentes.

Gabriel disse...

É que tu não aproveita,Jonas...Fica só andando pra lá e pra cá...

Camila Barbosa disse...

ahh! deu ateh vontade ir =p

Anônimo disse...

eh que to de saco cheio desses eventos jah!